Antônio Sato também ressalta que é importante saber diferenciar os tipos de leilões antes de participar deles: “há dois tipos de leilão, o judicial e o extrajudicial. É preciso entender bem as diferenças antes de participar de cada um deles”.
• Leilão extrajudicial: nesse caso, o imóvel pode ter diversas origens, que pode ser particular ou alienação fiduciária. Desse modo, o bem é levado a leilão por falta de pagamento de um financiamento no banco, por exemplo.
Se possível, visite o imóvel antes de arrematá-lo. Vá com um profissional para que ele lhe ajude a verificar se o local necessita de reformas, e, caso seja preciso, faça um cálculo da média dos custos que serão arcados por você. Converse também com o síndico e vizinhos para conhecer as características da região e regras do condomínio. “Preste atenção à documentação para não ter dores de cabeça no futuro, verifique toda documentação do imóvel” conclui.
Siga as dicas, pesquise valores, veja toda documentação e conheça o imóvel. Assim você compra seu apartamento em leilão de forma segura e sem surpresas no final. O leiloeiro afirma: “hoje comprar imóvel em leilão é um investimento fácil econômico”.