Santa Catarina demonstrou solidariedade ao Rio Grande do Sul ao enviar equipes técnicas para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas que têm assolado o estado vizinho. Por determinação do governador Jorginho Mello, a Defesa Civil catarinense, a Polícia Militar (PMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) mobilizaram recursos e profissionais para prestar assistência às comunidades afetadas.
As equipes enviadas são compostas por 34 profissionais, além de um helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura equipada especificamente para resgates em deslizamentos. O governador ressaltou a importância da solidariedade em momentos de crise e afirmou que Santa Catarina está preparada para oferecer todo o apoio necessário.
“A gente sabe o que é enfrentar um cenário adverso assim e que toda ajuda é necessária. Por isso determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio. Nossa Defesa Civil e nossas Forças de Segurança são preparadas pra atuar nessas circunstâncias”, afirmou o governador.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) foi encarregada de coordenar a mobilização das forças governamentais para essa operação humanitária. O secretário estadual da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, destacou a importância de ajudar os gaúchos em meio à situação desafiadora.
Os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se concentraram cedo para receber instruções e deslocar-se até o município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, onde irão integrar o Sistema de Comando de Operações para responder ao evento adverso enfrentado. As equipes enviadas vêm de diferentes municípios catarinenses e estão prontas para prestar assistência onde for necessário.
Além dos bombeiros, a Polícia Militar de Santa Catarina também enviou uma equipe para auxiliar no resgate e apoio humanitário às famílias desabrigadas. O efetivo local será reforçado com a chegada de uma equipe do Batalhão de Aviação (BAPM), e está previsto o envio de mais profissionais para garantir a ordem pública quando as águas baixarem na região.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano Bastos das Neves, enfatizou o compromisso de proteger vidas além das fronteiras estaduais e garantiu que as equipes de Força-Tarefa estão prontas para prestar todo o apoio necessário à população gaúcha.
A solidariedade e cooperação entre os estados demonstram a união necessária para enfrentar desafios comuns, e as equipes catarinenses permanecerão no Rio Grande do Sul pelo tempo que for necessário, oferecendo assistência e suporte à população afetada pelas chuvas.