Como construir um galinheiro ou granja de qualidade pode aumentar as vendas do pequeno produtor?

3 minutes, 26 seconds Read

 

Certifique-se de que seu galpão seja um local conveniente para alimentação, água, limpeza e

para boa circulação

A principal razão pelo qual o fazendeiro deve se preocupar com as condições do ambiente do seu galinheiro/granja é a relação direta com o aumento das vendas e o lucro, logo, um galinheiro bem construído é capaz de proporcionar proteção, garantir qualidade de vida e o bem-estar dos animais, além de deixar a higienização mais prática no dia a dia. O assunto é muito importante e merece sua leitura. Para falar sobre o assunto entrevistamos o consultor em agronegócio Rodrigo Santiago para explicar o quão importante é que um galinheiro seja bem planejado.

O primeiro ponto que Rodrigo destaca é que a condição do galinheiro ou granja está diretamente ligado ao aumento das vendas e consequentemente ao lucro do pequeno produtor. Ele dividiu em 5 tópicos importantes e comentou cada um deles. Fique atento.

 

 


Aumento no lucro
Nem sempre mais aves no galpão significam mais produtividade. Muitas vezes um galinheiro/granja bem construído pode ser mais eficiente em termos de operação, facilitando a alimentação, a coleta de ovos e a gestão geral do rebanho. A eficiência operacional pode reduzir custos e melhorar a rentabilidade, tornando os produtos avícolas
mais competitivos no mercado.

Marketing positivo

A qualidade do ambiente de criação das aves pode influenciar a percepção dos consumidores sobre os produtos avícolas, principalmente na era das redes sociais, onde tudo o que pode contar a favor da marca deve ser divulgado e bem explorado pelo marketing. Um galinheiro bem mantido e projetado reflete um compromisso com a qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal, o que pode fortalecer a imagem da marca e atrair consumidores que valorizam esses aspectos.

Limpeza constante

Rodrigo afirma que não existe galinheiro/granja de excelência que não seja limpado com frequência. Galinheiros de qualidade são projetados para facilitar a limpeza e a manutenção. Isso é crucial para garantir a higiene das aves, prevenindo doenças e promovendo um ambiente saudável que pode resultar em produtos mais seguros e livres de
qualquer espécie de contaminação.

Saúde e bem-estar das aves

Um galinheiro bem higienizado é um fator importante para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das aves criadas em ambientes domiciliares ou comerciais, além de afastar doenças causadas por sujeiras acumuladas no local. Fornecer espaço suficiente não só beneficia os animais, mas também contribui para a eficiência da produção de ovos, carne ou aves.

Estrutura interna
Ambientes adequados promovem uma produção avícola mais consistente e se for possível dividir a área em duas fica melhor ainda, sendo uma área para alimentação e outra exclusiva para os ninhos. A construção de um galinheiro que atenda às necessidades naturais das aves, como espaço suficiente, ventilação adequada e condições higiênicas, piso adequado para limpeza, podem contribuir para uma produção mais regular e confiável.

Controle de temperatura e ventilação
O melhor controle da temperatura e ventilação, ajuda a criar condições ideais para as aves, para cada etapa pode se exigir temperaturas diferentes, e a configuração vai variar de acordo com o clima local da sua fazenda. A temperatura  confortável pode influenciar positivamente na qualidade dos ovos e da carne.

Controle de pragas
Galinheiros/granjas possuem alto índice de pragas devido a grande quantidade de alimento disponível e de fácil acesso, além de diversas opções de abrigo para o desenvolvimento e a reprodução de diversas pragas, principalmente roedores. Essas pragas estão diretamente associadas a problemas de saúde pública, já que transmitem diversas doenças para os animais. Por isso é preciso ficar atento pois um único lote pode ser contaminado com a presença de apenas um roedor, representando um alto risco para a cadeia alimentar, chegando ao consumidor final. Portanto o controle de prevenção de pragas é fundamental nesse processo.

Similar Posts