PASSAPORTE PARA A LEITURA EM MAGÉ: 5ª FLIM COMEÇA NESTA SEGUNDA (24)   

3 minutes, 28 seconds Read

                                                                                         

O universo da leitura vai invadir a Praça 7 de Setembro, em Piabetá, a partir da próxima segunda-feira (24). É a 5ª edição da Feira Literária de Magé realizada pela Prefeitura e que vem chegando com exposição de livros, teatro, recitação de poesias, saraus, cafés literários, oficinas e muita música para encantar o público de todas as idades na cidade.

“Gira Livros – o movimento da leitura” é o tema deste ano que traz a proposta de mostrar o movimento que a leitura proporciona na vida das pessoas. “A ideia surgiu através do cata-vento, um brinquedo lúdico que atrai as crianças pela cor e o movimento que o livro proporciona. Nós queríamos trazer essa similaridade de um brinquedo, quando o cidadão mergulha nesse mundo, ele cria asas para imaginação”, explicou Rodrigo Lobo, um dos curadores do evento.

Para o também curador Flávio Valadares, “o livro só cumpre sua finalidade quando está em movimento, porque um livro fechado, um livro na estante é triste. Ele foi feito para estar em movimento e por isso vamos espalhar esse movimento esse ano”, complementou.

A FLIM é realizada pela Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Educação e Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Magé, em parceria com a produtora Motivos Produções, que é responsável pela curadoria e programação do evento.

Mais de mil obras de escritores tradicionais e de autores mageenses estarão expostas na biblioteca a céu aberto. Os curadores afirmaram que a FLIM conta com um excelente acervo e com livros com preços acessíveis, a partir de R$ 1.

A edição de 2019 está recheada de novidades: é a primeira vez que a FLIM também vai acontecer no sexto distrito nesta edição, até o ano passado a feira só era realizada no Calçadão de Magé. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura a proposta é passar por todos os distritos futuramente.

Outra novidade é que neste ano serão dois dias de teatro. O espetáculo “No Mundo da Lua” com os personagens da Turma da Mônica será apresentado as quartas e as sextas. “Criamos um espetáculo sobre o mundo do faz de conta com personagens da turminha mas querida dos quadrinhos. As crianças amam o trabalho do Maurício de Sousa e é bem aceito. O espetáculo está maravilhoso, eles vão amar”, adiantou Flávio.

O foco do evento será a poesia, onde os alunos da rede estarão homenageando a carioca Cecília Meireles, uma das mais importantes poetisas do Brasil.

 

E, as novidades não param por aí: os alunos da rede municipal que visitarem a feira vão ganhar o Passaporte da Leitura, um kit de livros literários gratuito.

Também tem espaço para os professores. No último dia do evento, a SMEC vai realizar o Simpósio de Educação com professores da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental com o tema “Todos por uma cidade leitora”. A proposta é de incentivar os mestres a criarem projetos que incentivem a leitura para que os alunos cheguem nos Anos Finais como craques da leitura.

 “Nós estamos ansiosos pela FLIM, porque será mais uma edição super especial para incentivar a leitura dos nossos alunos e e de todos que passarem pela Feira. Muitas crianças têm o primeiro contato com o livro na FLIM e eles saem de lá encantados pelas obras literárias. Quero fazer um convite em especial aos responsáveis e que eles possam levar os filhos para conhecer nossa feira. E, é claro, se encantar pelo mundo da leitura”, finalizou a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão.

O evento é gratuito e aberto ao público. As atividades começam a partir das 8h e vão até às 18h. A Praça 7 de Setembro fica na Avenida Santos Dumont, no Centro de Piabetá, em frente ao Complexo de Saúde do município.

Fotos da FLIM 2018: Eduardo Campos

  Feira Literária será até 29/6 em Piabetá e 8 a 13/7 no Calçadão de Magé

Similar Posts