Pesquisadores gaúchos chamam atenção no Summit Cidades 2026 ao transformar neurociência em estratégias práticas para a gestão pública
Mudar processos, implementar novas políticas ou reorganizar equipes costuma parecer um desafio técnico. Mas existe um aspecto frequentemente negligenciado nas organizações: antes de chegar aos processos, às metas e aos indicadores, toda mudança precisa passar pelo cérebro das pessoas que irão colocá-la em prática.
Essa foi a reflexão apresentada por Iara e Léo durante o Summit Cidades 2026, o maior evento de cidades do Brasil. No Palco Políticas Públicas, os pesquisadores defenderam que muitas iniciativas falham não por falta de planejamento, mas porque líderes recebem pouca formação para conduzir o comportamento humano durante processos de transformação.

A apresentação chamou atenção por aproximar descobertas da neurociência da realidade enfrentada diariamente por gestores públicos.
Em vez de permanecer apenas na explicação teórica, os pesquisadores apresentaram ferramentas aplicáveis para aumentar o engajamento das equipes e facilitar a implementação de mudanças em organizações públicas e privadas.
Esse é justamente o diferencial do trabalho desenvolvido pela dupla. Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores vêm transformando conhecimentos da neurociência em metodologias, protocolos e planos de ação aplicáveis à gestão, à educação e ao desenvolvimento de equipes.

Em um cenário que exige adaptação constante, a palestra foi apontada pelo público participante como “uma das melhores formações já vivenciadas”, e tanto nos corredores quanto no Instagram da dupla e do evento ficaram registradas as manifestações sobre a necessidade deste tipo de formação para secretários municipais e gestores de grandes equipes.
O Summit Cidades 2026 acontece nos dias 23, 24 e 25 de junho, no CentroSul, em Florianópolis.
